DICAS SAUDÁVEIS

10 DICAS SAUDÁVEIS

1. A dieta da gestante deve ser pobre em alimentos açucarados. Se não for possível evitar o açúcar, seu con sumo deve ser feito racionalmente, após as refeições, nunca entre as refeições.
2. A gestante deve ser orientada sobre as melhores práticas de promoção de saúde bucal, para preparam um ambiente favorável para o bebê e para proteger a sua própria saúde.

3. O alimento materno é de funda mental importância e é o único alimento de que o bebê necessita até os 6 meses.

4. A boca do bebê deve ser higienizada com uma gaze úmida e macia, após cada mamada, para que ele se acostume com essa prática.
5. Os dentes devem ser limpos desde a sua erupção na cavidade bucal, após toda e qualquer refeição e à noite, ao deitar. O uso do fio dental começa com a erupção dos dentes vizinhos.

6. A visita ao dentista deve ser a mais precoce possível, antes mesmo do “nascimento” dos dentes do bebê. Nessa visita o profissional avaliará as condições gerais que interferem na saúde bucal e indicará as melhores formas para a promoção da saúde.

7. É bom começar a treinar desde cedo as técnicas de escovação, transformando-as num hábito natural da criança. Os pais devem assumir a escovação dos dentes dos filhos até que eles sejam capazes de realizá-la adequadamente.
8. A escovação deve ser feita após toda refeição, mas a última, antes de dormir, é a mais importante, pois durante o sono, a salivação e a deglutição diminuem, aumentando a concentração de resíduos alimentares que são utilizados pelos microorganismos produtores de doença bucal.
9. O uso do fio dental é absolutamente necessário para remover a placa nas faces dos dentes onde a escova não alcança.
10. Em torno dos 14 anos a dentição está quase completa, faltando os terceiros molares. Se a pessoa chegar aos 18 anos com o mínimo de cáries e sem doenças da gengiva, terá maiores possibilidades de permanecer assim por toda vida, desde que seja feita a manutenção.

11. A alimentação, para qualquer idade, deve ser balanceada, contendo minerais, proteínas e vitaminas. Aditivos como sal e açúcar não contribuem para saúde.

12. Os paciente adultos devem ser constantemente estimulados para a manutenção de sua saúde bucal e devem saber que as doenças bucais podem ser evitadas. Pergunte ao dentista como agir para manter a saúde bucal.

* Material obtido em folder da Universidade Veiga de Almeida/RJ e Conselho Regional de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro.

LIGUE AGORA E AGENDE UMA AVALIAÇÃO SEM COMPROMISSO

(19) 3231-0879

 

Se preferir, preencha com seus dados que ligamos para você

 

CLÍNICA BOTELHO

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta-feira
Horário comercial: 7h30 - 18h
(19) 3231-0879

EDIFÍCIO AMÉRICA OFFICE CENTER
Rua Tiradentes, 289 – Sala 92
Vila Itapura – Campinhas-SP