FLUOROSE

O QUE É FLUOROSE?

A fluorose é uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor, durante a formação dos dentes.

Ela se manifesta principalmente pela alteração de cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenas manchas ou linhas brancas.

Nos casos mais graves, adquire uma coloração acastanhada ou marrom, podendo haver perda de estrutura dental, nesses casos, torna-se mais friável e mais fácil de desgastar fisiologicamente.

Muitos trabalhos apontam como causa da fluorose a utilização de gotas e comprimidos contendo flúor, inclusive muitos complexos vitamínicos recomendados pelos pediatras. Atualmente, a maior causa de fluorose é a ingestão de produtos fluoretados em locais onde já existe água fluoretada, sendo que o mais comum é o dentifrício fluoretado, que muitas crianças engolem durante a escovação.

O enxaguatório contendo flúor também poderá contribuir, se for indicado para crianças que ainda não tenham controle adequado da deglutição.

O que fazer nos casos de fluorose?

A descoberta da fluorose não traz grandes mudanças do ponto de vista prático, a não ser nos casos em que a estética é muito prejudicada e começa a incomodar o paciente.

A maioria dos casos observada atualmente é de fluorose muito leve ou leve, em que as manchas ou linhas brancas fica disfarçada quando o dente está úmido, não sendo necessário nenhum tratamento; se for necessário melhorar a estética, existem algumas técnicas disponíveis, que vão de um microdesgaste do esmalte até técnicas restauradoras tradicionais. Mas, do ponto de vista prático, o mais importante é prevenir.

LIGUE AGORA E AGENDE UMA AVALIAÇÃO SEM COMPROMISSO

(19) 3231-0879

 

Se preferir, preencha com seus dados que ligamos para você

 

CLÍNICA BOTELHO

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta-feira
Horário comercial: 7h30 - 18h
(19) 3231-0879

EDIFÍCIO AMÉRICA OFFICE CENTER
Rua Tiradentes, 289 – Sala 92
Vila Itapura – Campinhas-SP