TENSÃO E SAÚDE DA BOCA

TENSÃO FAZ DENTE RANGER E PREJUDICA A SAÚDE DA BOCA

O que antes era apenas uma expressão para indicar raiva está se transformando em um problema para ser resolvido na cadeira do cirurgião-dentista.

O ranger de dentes é um hábito cada vez mais freqüente. É o estresse fazendo estrago na boca das pessoas.

Estima-se que cerca de 60% dos adultos sofram de briquismo, nome atual do bruxismo e cuja origem não é totalmente conhecida.

São pessoas que, inconscientemente, reagem à tensão e à ansiedade pressionando ou friccionando os dentes.

Um engarrafamento, por exemplo, basta para a pessoa começar a, literalmente, ranger os dentes. O estímulo pode ser até uma prova na escola –o briquismo associado ao estresse está afetando também crianças e adolescentes.

Para a cirurgiã-dentista Eliza Agueda Russo, professora da USP e da Unicid, a alta incidência de briquismo em jovens foi à constatação mais surpreendente de sua pesquisa, concluída recentemente. “Sinto que a exigência em relação aos jovens está maior e que eles estão cada vez mais estressados. A tensão tomou o lugar das cáries, cuja incidência diminuiu.”

Na avaliação de 80 pacientes de 12 a 84 anos, ela constatou que, de 1.003 lesões bucais, 68% (684) eram causadas pelo desgaste por estresse. Na faixa dos 12 aos 24 anos, esse percentual foi de 66%.

Além de desgaste, ranger os dentes também provoca dor, agrava casos de disfunção da ATM (funcionamento anormal da articulação da mandíbula) e, nos casos mais graves, causa até a perda de dente. A pressão excessiva sobre a arcada pode provocar o amolecimento da raiz, principalmente se há também problemas de oclusão –encaixe irregular entre dentes superiores e inferiores.

A secretária Adriana Moraes, 24, começou a notar que os dentes estavam mais sensíveis, mas não deu muita importância. “Com o tempo, percebi o desgaste olhando no espelho. Um dente estava diferente do outro“, diz. Ela teve dois dos sintomas de briquismo (aumento da sensibilidade e desgaste), que inclui ainda cansaço muscular no rosto, dor na mandíbula e dentes “moles” ou doloridos.

Adriana usa um aparelho muito indicado para esse caso: uma placa de acrílico ou silicone, moldada a partir da arcada do paciente e que evita ou, ao menos, reduz os danos. “É um aparelho funcional, pois não queremos que esse desgaste, que se dá de forma gradual, provoque uma má oclusão no futuro”,explica Russo.


“Antes roía as unhas, hoje arranho os dentes”,
 diz a comerciante Elizete Calejon, 52, que usa a placa quando dirige. “Sou do interior e sempre preferi uma vida mais calma. No trânsito e nas filas do banco, acabo descontando nos dentes.”

Outros hábitos prejudicam a estrutura dentária. Tomar refrigerante demais, mordiscar tampinha de caneta, abrir embalagem com os dentes e mascar chiclete são alguns deles. “Os dentes são estruturas duras, mas não invencíveis”, diz o cirurgião-dentista Jayme Cury, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da Unicamp.

O contato freqüente com substâncias ácidas, como sucos cítricos, pode provocar erosão, processo químico que, gradativamente, dissolve o esmalte e a dentina, que são os tecidos que revestem os dentes, aumentando a sensibilidade.

A saliva é a arma natural do organismo para combater o excesso de acidez na boca, chegando a reduzir a erosão em até 50%, indica estudo feito por Cury. “O problema é que a saliva consegue remineralizar o dente até certo ponto.

Quando a quantidade de alimentos ácidos ingerida é grande e a pessoa ainda escova o dente de forma brusca, o problema se agrava.” Essa situação é mais preocupante ainda em maiores de 45 anos. Com o tempo, a gengiva se retrai, e a raiz fica mais desprotegida. Se a erosão atinge a raiz, o dente fica mole e pode cair.

LIGUE AGORA E AGENDE UMA AVALIAÇÃO SEM COMPROMISSO

(19) 3231-0879

 

Se preferir, preencha com seus dados que ligamos para você

 

CLÍNICA BOTELHO

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à sexta-feira
Horário comercial: 7h30 - 18h
(19) 3231-0879

EDIFÍCIO AMÉRICA OFFICE CENTER
Rua Tiradentes, 289 – Sala 92
Vila Itapura – Campinhas-SP